Copywriting B2B: Transformando Palavras em Negócios Lucrativos

  • 26 de março de 2024
  • Por pedro
  • 26 min de leitura

Com o intuito de promover seus serviços e se destacar perante a concorrência, as empresas investem em diversas estratégias de marketing para influenciar seus clientes, uma delas é o Copywriting B2B.

Essa técnica envolve a criação de textos, mensagens e conteúdos que visam atrair, engajar e converter empresas e profissionais em clientes ou parceiros comerciais.

Para possibilitar uma maior compreensão acerca das copys para empresas B2B, neste artigo você confere desde seu conceito até como desenvolver uma redação persuasiva eficiente e criativa para atrair clientes.

Quer saber tudo isso e muito mais? É só continuar a leitura!

 

O que é Copywriting B2B?

De modo geral, o termo copywriting consiste na arte de escrever textos persuasivos que induzem os leitores a realizar uma determinada ação, para impulsionar os resultados da marca. Esse tipo de redação é geralmente encontrado em descrições de produtos, anúncios, postagens e em diversas outras campanhas de marketing.

Assim, conforme explica Catherine Lovering (2023), as copys B2B referem-se aos textos e conteúdos criados por uma empresa visando influenciar outras empresas a adquirirem seus produtos ou contratarem seus serviços – esse modelo de vendas é conhecido como business-to-business (B2B) ou, em português, de empresa para empresa.

O objetivo principal do copywriting B2B é aumentar o relacionamento entre uma empresa e outra, criando um processo de vendas entre elas. No entanto, pode ser utilizado para todas as etapas do funil de marketing e de vendas, como, por exemplo, ao gerar reconhecimento de marca, atrair leads, fechar negócios e criar conexões com os clientes.

 

Tipos de Copywriting B2B

As estratégias de redação persuasiva, voltadas para o mercado empresarial, abrangem uma variedade de formatos e estratégias para alcançar e engajar públicos corporativos.

Cada tipo de copywriting tem seu propósito específico e pode ser crucial para influenciar decisões de compra, estabelecer autoridade no setor e nutrir relacionamentos com os clientes e conteúdos feitos para promover uma marca.

Considerando isso, destacamos os tipos de copywriting B2B mais conhecidos, sendo eles: blogs; relatórios; cases de sucesso; guias e ebooks; pesquisas; mídia social; e-mails; descrições; e landing pages.

Blogs

Como o que você está lendo agora, as empresas investem em artigos de blog com o intuito de atrair a atenção de seus leads, mostrar autoridade de marca e agregar valor ao leitor.

Além disso, este é um ótimo modelo para educar seus leads acerca de suas soluções, demonstrando a expertise e a experiência da sua marca no nicho em que atua.

Um blog pode ser redigido a partir da estrutura AIDA. Seguindo esse método, começamos a introdução com elementos que chamam a atenção e despertam o interesse do público em continuar a leitura. Em outro momento, consideramos o desenvolvimento do texto como o causador de desejo e a conclusão com uma chamada para a ação específica e clara.

Nesse contexto, a redação de um blog deve ter:

  • Um início que chame a atenção e desperte o interesse do leitor;
  • Um meio que instigue o desejo de continuar lendo;
  • E um fim, para convidar o lead a realizar uma ação relacionada com o conteúdo lido – aqui, pode ser o cadastro em um formulário, agendar uma reunião ou até mesmo, acessar um site de vendas para adquirir o produto/serviço da marca.

Relatórios

A escrita de um relatório fornece análises aprofundadas sobre temas específicos, oferecendo dados relevantes para os negócios. Assim, podem ser abordados conteúdos como as tecnologias implementadas pela empresa em suas soluções, as pessoas envolvidas nos procedimentos da empresa e as tendências de mercado.

Dessa forma, os relatórios precisam ter um propósito bem definido e uma análise sobre os dados destacados para o leitor compreender o assunto abordado. Também é relevante citar fontes confiáveis e utilizar metodologias de pesquisas reconhecidas, a fim de garantir a validade das informações apresentadas.

Para trazer a identidade visual da empresa e gerar um maior interesse e compreensão do leitor ao ler o documento, é interessante utilizar gráficos, tabelas e ilustrações que resumem visualmente os dados levantados pela pesquisa.

Lembre-se que os relatórios são ferramentas valiosas para compartilhar conhecimento, demonstrar competência e fornecer insights acionáveis ​​para empresas e profissionais em um determinado setor.

Cases de Sucesso

Geralmente, são apresentados cases de sucesso de clientes, focando nos benefícios que sua marca trouxe para eles. Assim, são demonstrados ao leitor como a empresa pode auxiliar os clientes em potencial na resolução de seus problemas e ansiedades.

Por sua característica de contar histórias reais sobre como a empresa resolveu problemas específicos de seus clientes, os cases são ótimas formas de construir confiança, credibilidade e conexão com os leads.

Veja um exemplo da Unid:

De forma simplificada, a escrita de um case inicia com a identificação do desafio enfrentado pelo cliente, estabelecendo o contexto no qual a história está inserida para destacar a relevância e o domínio da empresa em solucionar um problema.

No desenvolvimento do case deve ser apresentado, em detalhes, como a empresa abordou e resolveu o desafio enfrentado pelo cliente. Isso inclui explicar a estratégia adotada, os produtos ou serviços utilizados e o processo de implementação.

Além disso, é importante destacar os resultados alcançados pela implementação da solução. Podendo incluir dados quantitativos como o aumento de receita, redução de custos, aumento da eficiência operacional, e resultados qualitativos, como depoimentos de clientes ou melhoria da reputação da marca.

Guias e E-books

Os guias, e-books e manuais são utilizados para explicar procedimentos técnicos de forma mais direta, sem deixar de cativar o leitor. Com um formato mais extenso e aprofundado, esses materiais são projetados para fornecer informações detalhadas sobre temas relevantes para o público-alvo da empresa.

Ao exercer a função de educar os consumidores sobre como sua marca consegue solucionar os problemas e desafios que eles enfrentam, esse tipo de copywriting atua como conteúdo de topo e meio de funil.

Considerando isso, esses materiais podem ser usados como uma estratégia para a geração de leads qualificados e como base para o desenvolvimento de outros tipos de copys – como este blog, por exemplo, o qual é o desdobramento do nosso Guia Definitivo de Copywriting.

Copywriting B2B

Como podemos perceber no exemplo da Unid, além do conteúdo aprofundado, os guias e e-books apresentam elementos visuais – gráficos, infográficos, ilustrações e imagens – e a identidade visual da marca para manter o interesse do leitor e facilitar a compreensão do material.

Portanto, se sua empresa tem em vista fornecer informações detalhadas sobre tópicos específicos, resolver problemas comuns entre seus leads, oferecer insights especializados e estabelecer a autoridade da marca, realizar esse tipo de copywriting é uma ótima opção.

Pesquisas

As pesquisas, em um contexto B2B, são essenciais para gerar novas percepções, estabelecer credibilidade e criar conteúdo relevante para um público-alvo específico.

Elas envolvem a coleta, análise e apresentação de dados relevantes sobre tendências de mercado, comportamento do consumidor, desafios da indústria e outras questões pertinentes ao setor no qual a empresa atua.

Nesse sentido, as pesquisas permitem que as marcas entendam melhor seu público-alvo e ajustem suas estratégias de marketing e comunicação conforme as necessidades da empresa consumidora.

Ainda, os dados e insights obtidos por meio de pesquisas podem ser usados para criar conteúdo relevante e valioso para o público-alvo. Isso pode incluir relatórios, infográficos, artigos, vídeos e outros tipos de conteúdo que abordam questões importantes identificadas pela pesquisa.

Copywriting B2B

Portanto, ao envolver os clientes e os membros do setor na pesquisa, as empresas podem estimular conversas significativas, coletar feedback valioso e fortalecer os relacionamentos com seu público.

Mídias Sociais

Com o grande desenvolvimento tecnológico que passamos nas últimas décadas, as mídias sociais passaram a desempenhar um papel muito importante na construção e no posicionamento de uma marca, bem como no engajamento do público-alvo e na geração de leads qualificados.

Neste contexto, quando uma empresa desenvolve estratégias de marketing eficazes para mídia social, elas passam a alcançar seus clientes em potencial de maneira autêntica e relevante.

Além disso, é possível interagir diretamente com os consumidores por meio de respostas a perguntas e dúvidas frequentes, compartilhamento de conteúdo relevante e a demonstração da originalidade da marca. Confira abaixo uma imagem das mídias mais utilizadas pelos usuários:

Podemos considerar que as mídias sociais proporcionam a conexão e a construção de relacionamentos sólidos com os clientes, estabelecendo um sentimento de confiança e fortalecendo os laços criados com o tempo. Assim, com uma estratégia bem planejada e uma abordagem centrada no cliente, as empresas podem aproveitar ao máximo o potencial das mídias.

E-mails

A escrita de e-mails marketing permite que as empresas se comuniquem de modo direto com seus leads, fortalecendo o relacionamento com clientes e impulsionando novas conversões. Aqui, a personalização e segmentação são elementos essenciais para criar uma conversa orgânica e humana que gere conexão e atenda às necessidades de cada cliente.

Dentre a estrutura dos e-mails, o título de assunto é um aspecto muito importante, uma vez que será o primeiro texto que o lead lerá, desempenhando um papel crucial na taxa de abertura de e-mails – afinal, se o destinatário sequer abre o e-mail, ele não poderá ler o corpo do texto e não gerará conversões.

Veja uma análise de títulos para assuntos que fizemos:

Copywriting B2B

Podemos perceber que linhas de assuntos mais curtas e diretas possibilitam uma maior taxa de abertura de e-mails – aqui consideramos que a meta de abertura era entre 19% e 20%.

Se o destinatário deu o primeiro passo de abrir o e-mail, o corpo do texto deve conter um conteúdo relevante, persuasivo e informativo, assim como precisa ser escrito de forma clara, concisa e com uma chamada convincente para a realização de uma ação.

Uma funcionalidade interessante na criação de e-mails marketing é a automação, ou seja, o desenvolvimento de sequências de e-mails para os diversos segmentos de público que uma empresa atende e por determinados períodos. As automações permitem que as empresas nutram leads ao longo do tempo e guiem os destinatários pelo funil de vendas.

Descrições

As descrições apresentam geralmente os produtos, serviços e soluções de uma empresa de modo claro e persuasivo com o intuito de atrair e converter os leads.

De tal modo, ao escrever descrições, é interessante evitar linguagem complexa e gírias ou jargões que possam gerar confusão entre os leitores. A ideia aqui é fazer com que os clientes em potencial entendam imediatamente o que está sendo anunciado.

Na descrição, o copywriter pode destacar diversos aspectos do produto e/ou serviço da empresa, tais como seus benefícios, vantagens e diferenciais. Além disso, elas podem incluir elementos emocionais que ressoam com os desejos e aspirações do público-alvo, como segurança, status, conveniência ou economia de tempo e dinheiro.

Confira um exemplo de descrição que traz como foco os benefícios de um produto:

Copywriting B2B

As descrições ajudam a destacar os produtos, serviços ou soluções de uma empresa, convencendo os clientes em potencial sobre seu valor e incentivando a ação. Dessa forma, ao criar descrições claras, convincentes e centradas no cliente, as empresas podem aumentar a atratividade de seus produtos e serviços e impulsionar as vendas e o crescimento do negócio.

Landing Pages

As landing pages, ou páginas de vendas/conversões, são projetadas para fazer com que os visitantes da página web de uma marca se tornem leads qualificados a realizar uma ação de compra. Elas são, comumente, dedicadas a uma oferta específica como um e-book, webinar, demonstração de produto ou inscrição em um evento.

De modo geral, a criação de uma página de vendas parte de um objetivo claro e definido, seja ele incentivar os visitantes a baixar um recurso, preencher um formulário de contato, agendar uma consulta, solicitar uma demonstração ou realizar uma compra. Para isso, seu design deve ser atraente, profissional e com a identidade visual da marca.

Confira um exemplo da landing page da Unid:

Para maximizar as taxas de conversão e gerar resultados significativos, o conteúdo da landing page deve ser persuasivo e relevante para o público-alvo. Isso inclui uma headlines convincentes, uma descrição clara e concisa da oferta, benefícios evidentes, depoimentos ou estudos de caso que validem a oferta e uma chamada para ação convincente.

 

Copywriting B2B vs B2C: quais as diferenças?

Como vimos, o termo B2B refere-se à transação comercial de uma empresa para outra, isto é, o público-alvo de determinada marca é uma empresa e o conjunto de pessoas que a compõe. Já no contexto business-to-consumer (B2C), o público é o consumidor (pessoa física). Aqui, em conformidade com Andronova (2021), já percebemos a primeira diferença entre B2B e B2C: as especificações de público.

Além disso, as copys B2C geralmente focam nas emoções, de modo a gerar um desejo de compra no consumidor, deixando suas necessidades em segundo plano. E a copywriting B2B, pelo contrário, utiliza fatores de decisão mais lógicos como os custos e impactos na produtividade e no lucro. Isso acontece porque as empresas consumidoras possuem um ciclo de vendas a longo prazo.

Outro ponto a ser considerado é a delimitação de metas e objetivos para o desenvolvimento das copys. Muitas vezes, os textos B2B buscam estabelecer uma autoridade de marca no mercado, apresentando dados concisos e palpáveis. Enquanto isso, a redação B2C está mais centrada em persuadir emocionalmente os leitores a se tornarem leads qualificados para gerar conversão.

Nesse sentido, por apelar ao emocional, os textos B2C criam conexões com os leads, levando-os a comprarem seus produtos ou adquirirem seus serviços. Em contrapartida, no contexto B2B, as copys devem se concentrar na proposta de valor da empresa, deixando claro ao público quais são os motivos que a diferenciam de seus concorrentes.

 

Qual é a importância do Copywriting B2B?

Quando bem estruturado, as copys para B2B podem impactar diretamente nos resultados e conversões da empresa, uma vez que cada um dos conteúdos relevantes feitos, oferecem diversos benefícios para a realização dos objetivos do negócio. Algumas das vantagens que a redação B2B traz são:

  • Atração de novos leads: Ao criar textos visando captar um público-alvo segmentado e que tenha as necessidades solucionadas por seus produtos e serviços, a redação B2B proporciona o aumento da base de clientes qualificados de uma empresa.
  • Aumento da retenção de clientes: As copys para B2B também possibilitam que os clientes conheçam a empresa e seu funcionamento, bem como confiem em seus produtos, o que auxilia no aumento da retenção dos consumidores.
  • Fortalecimento e reconhecimento de marca: Além disso, a escrita de uma boa redação B2B gera reconhecimento e fortalecimento da marca, aumentando a visibilidade e autoridade perante a concorrência de mercado.
  • Maiores chances de conversão: Outro ponto relevante é que um texto persuasivo eficiente aumentará as chances de conversão da empresa. Isso acontece quando a copy apresenta informações claras, personalidade da marca e uma boa proposta de valor, oferecendo benefícios únicos e memoráveis.

Devido a essas e diversas outras vantagens, a escrita de um excelente texto persuasivo é essencial ao planejar as estratégias de marketing da empresa.

 

Quais são os objetivos da Copywriting B2B?

Em diversos âmbitos da nossa vida, seja no contexto profissional ou pessoal, começamos a realizar um planejamento devido a um questionamento e problemática.

Isso também ocorre no desenvolvimento de uma copy, uma vez que as empresas criam textos persuasivos com o intuito de cumprir com suas metas. Assim, a copywriting B2B pode ser fomentada pelos seguintes objetivos:

  1. Gerar Consciência – Em uma copy de começo de funil, o objetivo é gerar consciência no comprador e reconhecimento de marca, demonstrando que ele possui uma dor que pode ser solucionada pela empresa. Alguns exemplos são: anúncios de mídia social, páginas de SEO, blogs, entre outros materiais que eduquem os leitores sobre seus problemas, apresentando possíveis soluções.
  2. Atrair Leads – Ao segmentar o público-alvo, as redações B2B atraem leads qualificados. Aqui, o objetivo é informar aos consumidores sobre os produtos e serviços da empresa, de modo a convencê-los de que eles são adequados a solucionar as necessidades do leitor. As copys que visam atrair leads geralmente são mais densas e podem ser: e-books, guias, e-mails e landing pages.
  3. Fechar Negócios – Como vimos, a criação de bons textos persuasivos traz grandes possibilidades de conversões. Nesse contexto, é incluído todo conteúdo que visa influenciar o leitor a tomar uma decisão de compra, tais como cases de sucesso, apresentações, anúncios etc.
  4. Criar uma boa experiência para o cliente – Ainda, podem ser escritos textos adaptados a uma linguagem simples e a sites intuitivos, possibilitando que os usuários saibam como utilizar um determinado produto eficazmente. Podemos destacar os guias, sites, softwares, aplicativos e perguntas frequentes como alguns exemplos.

Além de compreender qual é o objetivo da copywriting B2B, é necessário que o redator considere diversos outros aspectos para escrever textos persuasivos que sejam eficientes.

 

Afinal, quem escreve Copywriting B2B?

Aquele que escreve copys, seja no contexto B2B ou B2C, é conhecido como copywriter. Esse profissional deve conhecer os produtos da empresa, ao mesmo tempo em que entende as necessidades dos clientes.

Assim, considera-se o produto/serviço vendido por sua marca e o produto/serviço vendido pela empresa cliente. É por meio desse diagnóstico que o redator saberá para quem deve escrever e sobre o quê falar.

Geralmente, a área responsável pela escrita de textos persuasivos é o marketing, já que são esses profissionais que realizam a comunicação verbal e visual de uma empresa. Mas, o domínio da escrita também pode ser explorado pelas equipes de vendas e de sucesso do cliente.

 

8 Dicas para copywriters iniciantes

Pensando em cooperar com os copywriters iniciantes, separamos algumas dicas, confira abaixo:

Tenha um público-alvo específico

Mesmo que o seu texto seja destinado a alcançar uma grande quantidade de pessoas, você deve se lembrar de quais características em comum o seu público possui e quais motivos o levam a se identificar e consumir seus produtos e serviços.

Para tanto, podem ser criadas algumas personas que representem o público que seu negócio deseja alcançar. De modo simples, desenvolver uma persona é ficcionar o perfil de cliente ideal para a empresa, auxiliando na melhor visualização dos possíveis comportamentos do consumidor.

Aqui, são considerados questionamentos como: Quais são os dados demográficos do lead? Qual é o principal objetivo do comprador? Como isso se conecta aos negócios deles? Que problemas os clientes estão enfrentando? Como o produto ou serviço ajuda a resolver os desafios de seus compradores?

Estabeleça metas

Antes de iniciar a escrita é muito importante que tenha estabelecido metas a serem atingidas com a copy. Assim, podem ser destacados os objetivos citados no subtítulo anterior, desdobrando-os em objetivos mais específicos como: solicitar uma ligação, agendar uma reunião, ajudar a solucionar um problema, convencer o leitor a baixar um material etc.

Portanto, crie metas que deixem claro qual é o foco do seu texto e qual ação o consumidor deve tomar. A ideia de ser pontual e específico é uma ótima estratégia para gerar conversões.

Torne-se um especialista

Demonstrar que a sua empresa possui conhecimento de mercado auxilia na atração dos leads, já que o leitor terá uma maior confiança em adquirir um produto com um especialista.

Nesse sentido, a realização de pesquisas e estudos sobre o que está sendo anunciado é imprescindível. A copy precisa demonstrar que sua marca possui expertise sobre o assunto discutido, pois assim, o apelo e a persuasão serão mais eficazes.

Determine a voz e o posicionamento da marca

O tom de voz e o posicionamento da copy dependem de fatores como o público-alvo e o produto/serviço anunciado. De tal modo, são considerados a personalidade e singularidade da marca perante os concorrentes, que tipo de voz seus clientes são mais receptivos e qual o tom de voz que mais combina com a empresa.

Para manter uma posição autêntica e realista, é interessante possuir uma harmonia entre a cultura da empresa, o posicionamento visual e verbal, os produtos oferecidos e a redação. Assim, os leitores se identificam mais facilmente com a marca.

Considere as necessidades dos clientes

Ao escrever copys B2B atente-se às necessidades dos leitores que podem ser solucionadas por seus produtos e/ou serviços. Quando a redação reconhece a dor do cliente e apresenta soluções para ela, o lead perceberá que a empresa está disposta a priorizar a resolução de seus problemas.

Dessa forma, escreva textos que demonstre que sua solução pode auxiliar, por exemplo, na redução de custos e na automatização dos processos. Aqui, serão utilizados depoimentos, cases de sucesso, detalhes técnicos e outros materiais que aumentem a credibilidade da sua marca.

Evite jargões e seja simples

Lembre-se que o seu público precisa ler e entender o seu conteúdo! Sendo assim, a simplicidade na escrita é essencial para transmitir a mensagem que você quer passar.

Diga aos seus clientes tudo o que eles precisam saber e destaque as vantagens da sua solução, utilizando uma linguagem clara e sem o uso de jargões ou gírias.

Aprenda a usar storytelling

Em um contexto geral, as pessoas se conectam com conteúdos que contam uma história inspiracional e empática. No marketing, esse ato de contar histórias é conhecido como storytelling. Nesse sentido, uma forma de prender a atenção do leitor é escrever copys a partir de uma narrativa persuasiva com começo, meio, fim e clímax.

Mas afinal, como criar uma história para sua marca? Comece pela “Jornada do Herói”, que consiste em apresentar um contexto com obstáculos a serem superados (dores dos clientes), as possíveis soluções para os desafios do herói (seus produtos/serviços) e a superação da adversidade (chamada para adquirir suas soluções).

Diversas empresas de destaque mundial investem em copys com histórias envolventes. Conheça 5 cases que demonstram o poder do storytelling, clicando aqui!

Siga as estruturas de copy

Na hora de escrever suas copys B2B utilize estruturas como AIDA, BAB, FAB, PAS, entre outras. O uso desses roteiros auxiliará sua empresa a criar histórias envolventes e persuasivas, fazendo com que o leitor interaja e crie conexão com o seu conteúdo.

Mas, lembre-se que não é uma receita de bolo! As estruturas devem ser adaptadas para a realidade do seu negócio e para as necessidades do seu público-alvo.

 

Como organizar a escrita persuasiva?

Reforçamos novamente, comece a escrever sua copy B2B pensando no seu público-alvo!

O passo inicial para escrever bons textos persuasivos é refletir sobre quem será beneficiado com o seu conteúdo e o porquê dele ser relevante para esse público. Após isso, você poderá integrar provas sociais que aumentem a credibilidade da sua marca e auxiliem na decisão de compra do leitor.

Outro ponto relevante é o título, pois ele será o primeiro texto lido pelos seus clientes em potencial. Desta forma, se o título não for envolvente o suficiente, o leitor sequer continuará a leitura. Esta é a primeira chance de você cativar o lead, por isso, considere os seguintes aspectos:

  • Demonstre a singularidade da sua empresa e de seus produtos;
  • Use dados quantitativos e depoimentos breves;
  •  Inclua questões que são solucionadas com seus produtos/serviços;
  • Utilize iscas personalizadas e únicas;
  • Crie um senso de urgência;
  • Seja simples e claro.

Na hora de começar o corpo do texto, lembre-se de utilizar storytelling para criar vínculo com seus leitores. Aqui, você pode até mesmo utilizar exemplos de clientes que obtiveram sucesso ao adquirir suas soluções, integrando-os de forma criativa na história. Essas provas sociais podem ser apresentadas a partir de números, infográficos e depoimentos.

Assim, você demonstrará os benefícios da sua marca. Certifique-se que suas vantagens estejam bem definidas e claras, deixando os clientes perceberem como os produtos e/ou serviços da empresa facilitam a vida deles. Além disso, inclua no texto, os pontos de valor e autoridade da marca.

No entanto, não se esqueça que suas soluções precisam aparecer nas páginas de pesquisas para obter sucesso. Para isso, ao escrever textos é necessário considerar as otimizações de SEO.

Utilize palavras-chave organicamente na sua redação para atrair mais leads e evitar que sua empresa passe despercebida pelo público. A proposta do SEO é unir uma postagem otimizada com um texto que agregue valor e autoridade para a marca. 

Por fim, realize testes de desempenho para compreender o que deu certo e o que deve ser ajustado na copy.

 

Principais táticas para escrever Copywriting B2B

Como todo processo de escrita, o desenvolvimento de um texto persuasivo exige estudo e prática. Para isso, existem algumas táticas que auxiliam o copywriter a ter sucesso em suas redações. Conheça algumas delas:

Faça pesquisas e planejamentos

Quando um profissional escreve sobre um determinado assunto, espera-se que ele domine o conteúdo e tenha se planejado para escrever bons textos.

Considerando isso, é crucial fazer um roteiro que determine o que será feito, qual assunto será abordado, quais caminhos devem ser percorridos para alcançar bons resultados e quais materiais podem ser utilizados como referência.

A pesquisa e levantamento de referências confiáveis deve ser completa, pois é muito importante que a empresa seja vista como uma autoridade no nicho em que atua.

Utilize estruturas claras

Se um conteúdo não estiver bem estruturado, toda a pesquisa terá sido em vão. É aqui que o roteiro se destaca como um ponto relevante, uma vez que ao ser planejado, o processo de redação seguirá uma linha teórica e estrutural coerente.

Além da estrutura, escreva textos com uma linguagem simples e que priorize a legibilidade. Aqui, estão inclusos o uso correto de gramática, o desenvolvimento de parágrafos curtos, com a utilização de vírgulas e pontos para que a frase não fique truncada e de difícil compreensão.

Explore os aspectos visuais

Ao falarmos sobre copywriting temos a ideia de que se trata apenas da escrita de textos, no entanto, ela também abrange imagens, vídeos e gráficos que traduzem a mensagem verbal.

Por isso, podem ser utilizados tutoriais em vídeo, infográficos para apresentar dados de forma mais atraente e conteúdos visuais que resumem o texto. Se você souber unir com precisão as imagens e palavras, seu conteúdo poderá ser rico o suficiente para aumentar a proposta de valor e o posicionamento da marca.

Revise e edite o texto

A qualidade do seu conteúdo impacta diretamente nos resultados do seu negócio. Então, para manter a autoridade de mercado é essencial que seus textos sejam coerentes e sem grandes erros gramaticais, também se torna importante que as imagens e vídeos cumpram com as regras do design.

Entretanto, não é sempre que você conseguirá perceber seus erros, por isso, uma solução é pedir que outro membro da equipe revise o texto, destacando os pontos de melhoria e trazendo outras sugestões de escrita.

Otimize com SEO

Para que a copy seja eficaz, o conteúdo deve ser otimizado de modo a aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.

Neste contexto, escolha palavras-chave estratégicas, entenda quais são as técnicas de SEO e observe as diversas formas de pesquisa possíveis. Além disso, trabalhe no link Building quando for possível.

Compartilhe seu conteúdo

Vá além de uma só mídia de compartilhamento! A ideia aqui é demonstrar autoridade e expertise no assunto apresentado por diversas ferramentas de distribuição de conteúdo.

Um e-book, por exemplo, pode ser desdobrado em e-mails marketing, blogs, publicações para redes sociais e anúncios com a segmentação destinada aos tomadores de decisão e ao seu público-alvo. Lembre-se de sempre realizar uma chamada para o leitor acessar o conteúdo mais denso – neste caso, um e-book.

 

Domine a arte de escrever textos persuasivos para B2B!

A copy B2B desempenha um papel fundamental na comunicação persuasiva com empresas e profissionais, fornecendo argumentos convincentes e informações relevantes que destacam os benefícios das soluções oferecidas.

De tal forma, ao concentrar-se em dados concretos, resolver problemas específicos e demonstrar valor claro, os textos persuasivos têm o poder de influenciar decisões de compra e gerar resultados tangíveis para as empresas.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre copywriting e aprender técnicas avançadas para criar redações eficazes, te indicamos nosso “Guia Definitivo de Copywriting”.

Desenvolvemos esse e-book para oferecer insights valiosos, exemplos práticos e estratégias que aprimorem suas habilidades de escrita, de modo a elevar o desempenho de suas campanhas de marketing.

Portanto, não perca a oportunidade de dominar a arte de escrever textos que impulsionam o sucesso de sua empresa.

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