Você sabe o que é funil de vendas e como guiar seu possível cliente?

Se você já procurou meios de aumentar os resultados do seu negócio, principalmente no marketing digital, com certeza se deparou com o termo “funil de vendas”. 

O funil de vendas é uma representação da jornada de compra do seu cliente, desde o primeiro momento, quando uma pessoa tem contato com o seu produto ou serviço, até o momento da compra. 

O termo funil se dá exatamente pelo fato de que nem todas as pessoas que entram em contato com o produto realmente finalizam a compra, na verdade, segundo a Sales Hacker, 75% das oportunidades de um funil nunca fecham e isso normal afinal nem todos os consumidores possuem o perfil do seu produto.

E por que conhecer esse funil é tão importante? 

Bom, para uma venda acontecer é fundamental que o cliente passe por esse funil, mesmo que seja de forma mais rápida ou demorada. 

Compreendendo o funil e em qual momento o seu consumidor está, é possível criar estratégias de marketing específicas para cada momento de forma que você possa guiar seu consumidor nessa jornada de compra, aumentando as chances de conversão.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Topo do funil

O topo é a etapa da consciência. Nesse momento o possível cliente ainda não conhece ou acaba de perceber uma necessidade ou problema que o seu produto ou serviço pode vir a resolver. 

É muito provável que a pessoa ainda não esteja buscando a sua solução, por isso, o marketing desse momento deve ser voltado para a criação de materiais informativos como ebooks, infográficos, artigos. 

Esse tipo de material informativo deve levar a pessoa a tomar consciência sobre o problema ou necessidade que ele possui.

Meio de funil

No meio do funil lidamos com pessoas que reconheceram um problema.

Nessa etapa o possível cliente percebeu que possui uma necessidade e agora buscam uma solução. Esse é o momento para se posicionar como autoridade e apresentar a sua solução.

Mostre ao possível cliente quais alternativas ele tem para sanar aquele problema e porque o seu produto ou serviço deve ser considerado. 

Mas atenção, busque oferecer ajuda e não impor uma venda.

Fundo de funil

Aqui começamos a ter contato com pessoas que conhecem o problema e sabem que o seu produto ou serviço é a solução ideal. 

Esse é o momento de chamar o consumidor para realizar a compra.

Nesse momento é fundamental mostrar os benefícios únicos da sua solução, reduzir a ansiedade e se mostrar confiante em relação ao que oferece. Em suas estratégias mostre cases de sucesso, demonstrações e comparações do produto, posicionando a sua oferta como a melhor.

Atenção

Ainda sobre o funil de vendas é importante ressaltarmos uma coisa. É de extrema importância entendermos como cada etapa funciona, mas assim como tudo mudou, os comportamentos dos consumidores também se modificaram e hoje esse funil não é mais tão linear.

Há cada dia esse funil começa a tomar outras formas, isso porque, com a tecnologia, o consumidor tem acesso a muitas informações em pouco tempo. 

Por exemplo, uma cliente em potencial deseja comprar um produto de pele, ela começa buscando pelo produto de pele específico, mas em meio a essa busca se depara com outros nichos e especificações que a levam novamente para uma busca abrangente. Esse “funil” agora se torna uma ampulheta onde ela amplia e estreita suas opções constantemente, por fim ela acaba por escolher uma marca que estava na promoção ou então uma loja que estava mais perto da sua casa. 

E como lidar com tudo isso? Construa um bom posicionamento de marca e principalmente, foque em estratégias de marketing que façam sentido para o seu negócio e para o seu público. 

Para fazer isso, basta sempre acompanhar nosso blog e nossas redes sociais, toda semana falamos sobre um assunto diferente que pode ajudar o marketing do seu negócio! 

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