Com o aumento da concorrência no mercado decorrente do desenvolvimento tecnológico, investir na divulgação digital nas redes sociais se tornou algo imprescindível para muitas marcas. Mas, além de publicar os conteúdos, as empresas precisam saber como analisar as métricas do Instagram.
É importante lembrar que a análise de métricas do Instagram é um ótimo ponto de partida para compreender como os usuários se comportam e, a partir disso, elaborar estratégias de marketing para captar e criar conexão com os seguidores da rede.
Como mostra o relatório de fevereiro de 2023 da We Are Social, o Instagram é a 3ª rede social mais utilizada pelos usuários brasileiros. São milhões de usuários ativos diariamente!
Esta tarefa pode parecer difícil e, é por isso, que a UNID desenvolve estratégias de brandformance que proporcionam uma maior visibilidade para o seu negócio!
Continue a leitura para conhecer as mais importantes métricas do Instagram e saiba mais sobre o marketing digital da UNID!
Por que acompanhar as métricas do Instagram?
Se você visa alavancar as suas vendas e evidenciar a sua marca nas redes sociais, a análise de métricas do Instagram é essencial, uma vez que você poderá avaliar o desempenho das suas ações e executar melhorias em suas estratégias.
Considerando as informações levantadas pelas métricas do Instagram, você passa a conhecer os seus seguidores, entende quem é o seu público-alvo e de que forma ele se comporta com os seus conteúdos.
Nesse sentido, ao mostrar qual conteúdo, tema e formato o seu público mais interagiu, as métricas te auxiliam a compreender qual o conteúdo que melhor funciona para a sua marca e a criar estratégias que alcancem resultados ainda melhores.
Quais são as métricas do Instagram mais importantes?
É interessante destacar que, para ter acesso às métricas do Instagram e fazer a análise dos resultados de suas postagens, é necessário que sua conta seja um perfil comercial.
Na aba Insights do seu perfil comercial do Instagram você poderá consultar diversas métricas, dentre elas temos:
- Número de seguidores;
- Visualizações do perfil;
- Alcance;
- Impressões;
- Cliques no perfil;
- Características dos usuários;
- Engajamento;
- Stories e Reels.
Abaixo, elencamos as singularidades de cada uma dessas métricas. Confira!
Número de seguidores
Essa métrica mostra a quantidade de usuários que começaram ou deixaram de seguir o seu perfil no Instagram durante um certo período.
Por meio desses dados, você saberá se o seu perfil está crescendo ou se precisará elaborar novas estratégias de captação e de retenção dos seus seguidores.
Visualizações do perfil
A quantidade de visualizações do perfil apresenta quantas visitas a sua conta do Instagram recebeu durante o período que você determinou, estabelecendo uma comparação com momentos anteriores.
Essa métrica permite que você avalie as estratégias utilizadas para atrair mais visualizações e determine o que pode ser melhorado.
Para analisar os resultados dessa métrica é importante ser considerado a frequência das postagens, já que se você ficar muito tempo sem publicar, poucas pessoas visitarão o seu perfil.
Alcance
O alcance mostra a quantidade de perfis únicos que viram as suas publicações durante um certo período.
Essa métrica também é um excelente modo de medir o crescimento do perfil e avaliar como melhorar o seu reconhecimento de marca, pois, ela considera a quantidade de contas atingidas e quais são as publicações que mais tiveram desempenho.
Impressões
De modo contrário ao alcance, essa métrica expõe o total de vezes que a sua publicação foi mostrada para os perfis, independentemente se um mesmo perfil visualizou a sua publicação mais de uma vez.
Considerando isso, você pode analisar o quão bem está promovendo o seu conteúdo. Aqui, você deve prestar atenção em cada uma de suas publicações, para levantar qual conteúdo faz o número de impressões aumentar.
Cliques no perfil
Os cliques no perfil são todos os dados das interações dos seus seguidores com os links que você disponibilizou em seu perfil.
Nessa métrica é importante que você tenha colocado call-to-actions (CTAs) em suas publicações que direcionem o usuário a um determinado link.
Características dos usuários
Essa métrica fornece dados demográficos – faixa etária, dados de localização e gênero – sobre o público alcançado pelas suas publicações.
Conhecer os usuários que engajam com o seu perfil é essencial para que você crie conteúdos mais eficazes. Assim, você também poderá segmentar melhor os seus anúncios.
Engajamento
Como o nome já deixa explícito, nesta métrica você observa todos os dados sobre como os usuários engajam com o seu perfil. Os comentários, curtidas, compartilhamentos e conteúdos salvos são as formas de engajamento do Instagram.
Através da análise dos dados levantados pela métrica de engajamento, você saberá quais postagens e conteúdos geram uma maior interação com os usuários.
Stories e Reels
Assim como as publicações do Feed, também é possível analisar as métricas das postagens de Stories e Reels no Instagram. De modo geral, nessas duas abas do Instagram você pode acompanhar os mesmos dados que as publicações de Feed.
Mas, além disso, os Stories oferecem as métricas da quantidade de pessoas que avançaram ou voltaram os stories, as respostas enviadas por mensagem e quantas contas abandonaram seus stories.
Essas informações podem te auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias de marketing para direcionar o seu conteúdo para um público mais segmentado.
Agora que você conhece as métricas do Instagram, é a hora de investir em estratégias de Marketing Digital!
Após coletar todos os dados levantados pelas métricas do Instagram, você deve investir em um marketing que faça o seu negócio crescer.
Lembre-se que só coletar e analisar os dados das métricas, sem colocar novos planos de ação em prática, não mudará os resultados obtidos pelo seu negócio.
A UNID possui uma equipe de marketing especializada para planejar editoriais de publicações nas redes sociais.
Considerando todas as informações relevantes de suas métricas, criamos publicações envolventes e gerenciamos os seus canais digitais, aumentando o reconhecimento da sua marca.