Você sabe o que é KPI?
O termo KPI significa Key Performance Indicators em inglês, em português isso quer dizer Indicadores-Chave de Desempenho.
De forma simples, KPI são os indicadores pensados para quantificar e medir o desempenho dos processos do seu negócio, assim como para pensar e monitorar seus objetivos e estratégias.
Os KPIs podem ser usados em qualquer área do seu negócio, desde analisar o desempenho e aperfeiçoamento da equipe, a criação de um projeto e até mesmo para observar o desempenho do seu marketing digital.
É exatamente para conseguir analisar todos os âmbitos da sua empresa que esses indicadores devem ser separados por níveis, dos mais específicos, que dizem a respeito de cada área, aos mais gerais que abrangem o funcionamento geral do negócio.
E como definir esses indicadores?
Escolha os indicadores que fazem sentido para a sua empresa.
De nada adianta definir vários indicadores, gastar tempo da equipe analisando diversas informações e eles não serem realmente úteis.
É preciso ter muita atenção na hora de defini-los também, pois indicadores equivocados podem te levar a tomar decisões equivocadas.
E qual a melhor maneira de definir indicadores que realmente façam sentido?
Defina as metas do seu negócio.
Como já disse, os indicadores medem o desempenho dos seus processos e para todo processo acontecer é preciso ter um foco e um objetivo.
O KPI forma quase que um círculo de ações.
Primeiramente você define o que quer para a sua empresa: aumentar as vendas, manter sua carteira de clientes, na área do marketing, talvez aumentar o seu posicionamento enquanto marca; olhando para isso você define pequenos objetivos como “atingir uma taxa de conversão de 50%” ou “atingir 100 seguidores por mês” e assim por diante.
Esporadicamente você observará a evolução disso, esses pequenos objetivos serão os indicadores que te mostrarão se você está indo na direção certa, se essa é a melhor forma para atingir o objetivo maior etc.
E posteriormente observado a evolução ou a resolução dessas metas, você define novas considerando a capacidade do seu negócio.
Entenda que isso é um processo.
Entenda que não é porque você definiu metas e objetivos que elas são imutáveis.
O mercado está em constante mudança e o seu negócio pode mudar também.
Além disso, se o seu indicador está mostrando que algo não está funcionando significa que você deve sim mudar suas estratégias.
Os KPIs servem exatamente para que você consiga ter uma visão mais clara sobre o seu negócio.
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