Campanhas de search do Google Ads: Guia do iniciante

Atualmente, investir em mídia paga e em Marketing Digital é primordial para o desenvolvimento de uma empresa. Nesse contexto, as campanhas de search do Google Ads devem ser uma parte essencial do seu negócio, uma vez que marcar presença nas maiores plataformas digitais alavanca os resultados e aumenta as possibilidades de destaque no mercado.

Continue a leitura, pois nesse guia do iniciante te explicaremos um pouco mais sobre as Campanhas de Search do Google Ads.

O que é a Campanha de Search do Google Ads?

Em termos gerais, o Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google criada nos anos 2000. Essa ferramenta disponibiliza diversas métricas de análises que se desdobram em possíveis melhores caminhos para as suas ações.

Os anúncios podem ser feitos de 4 modos: Search, Display, Youtube e Aplicativos. Mas, destacamos aqui os anúncios de Search ou anúncios da Rede de Pesquisa. Essa forma de anunciar no Google Ads são os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa quando se procura por determinadas palavras-chave.

De modo simples, os anúncios de Search são os primeiros links que aparecem na página do Google quando é feito uma pesquisa sobre certos produtos. Assim, eles podem ser encontrados no início e ao fim da página de resultados de uma pesquisa feita no Google, com a indicação de “Patrocinado”.

Por ser aplicável a todos os tipos de empresas, é uma das campanhas mais utilizadas do Google Ads. Além disso, as campanhas de Search atingem clientes que possuem interesse pelo assunto que foi pesquisado. Por isso, se torna essencial que as palavras-chave sejam pensadas para aumentarem a taxa de cliques e as conversões.

Quais as vantagens das Campanhas de Search do Google Ads?

Como começamos a elencar acima, esse mecanismo de anúncio pode ser utilizado pelos mais variados seguimentos de negócio, além de alcançar um grande público de consumidores on-line, uma vez que o Google é o mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo. Podendo assim, gerar Leads em larga escala e aumentar a lucratividade da empresa.

Outro aspecto interessante é o grande poder de segmentação dos anúncios para públicos específicos. As empresas podem selecionar o público-alvo por localização geográfica, interesses, comportamentos de compra e por diversas outras divisões.

As empresas que anunciam pelo Google Ads possuem controle sobre os seus gasrts, podendo definir um orçamento diário ou mensal. É possível, também, que seja analisado o desempenho dos anúncios a partir do número de cliques e os dados quantitativos de conversões, o que permite a identificação de quais anúncios deram certo e quais precisam ser ajustados.

Além de tudo isso, o Google Ads é uma forma de publicidade acessível e econômica, na qual o anunciante pode controlar seu investimento.

Desse modo, o anúncio feito pelo Google é uma excelente opção para promover o seu negócio, produto e serviço de um modo mais direcionado, segmentado e calculável, fortalecendo a sua marca de modo estratégico e/ou espontâneo.

Tráfego pago x Orgânico no Google: qual a diferença?

Quando falamos de anúncios, logo pensamos em estratégias de captação que são feitas por meio de propagandas. Essa intencionalidade em captar Leads é feita a partir do tráfego pago, no qual você faz um investimento direto para divulgar o seu negócio.

Um dos modos mais conhecidos de tráfego pago é o anúncio feito pelas campanhas de Search do Google Ads. Mas, também existem as campanhas de Display que possuem a imagem como elemento principal do anúncio e as campanhas de vídeos no Youtube.

Outro modo de captar novos clientes é por meio do tráfego orgânico e espontâneo, isto é, quando a captação é feita naturalmente, sem um investimento direto. Esse tráfego pode acontecer devido a uma indicação ou por meio de uma busca no google sem uma certa intencionalidade.

Você pode conferir um pouco mais sobre as mídias pagas e orgânicas clicando aqui!

Como funciona o sistema de lances do Google Ads?

O Google Ads proporciona diversas opções de lances para os anúncios, de acordo com os aspectos mais relevantes para a sua empresa, como cliques, impressões, conversões, engajamentos ou visualizações. Esses lances podem ser manuais, inteligentes ou automáticos.

Lances manuais

Manualmente, você gerencia os lances das palavras-chave do modo que você preferir, distribuindo o orçamento nos anúncios que apresentem mais lucro.

Lances inteligentes

Nessa forma de lance você inclui apenas estratégias baseadas na conversão. Os lances inteligentes utilizam o aprendizado de máquina para aumentar os resultados de conversão, diminuindo ou ampliando os lances.

Lances automáticos

Nos lances automáticos há o aumento dos ganhos ao analisar dados como: os melhores dias de exibição dos anúncios, gênero do cliente, dispositivo que está sendo utilizado e gasto médio de produtos.

O que fazer quando não encontro o meu anúncio?

Anunciar no Google não significa que a sua campanha será exibida em todas as buscas, um a vez que a sua continuidade depende do orçamento solicitado, mas você pode conferir se o seu anúncio está aparecendo no Google Ads acessando a ferramenta de diagnóstico de visualização de anúncios.

É só ir no menu superior, clicar em “Ferramentas” e na opção “Diagnóstico e Visualização de Anúncios”. Agora, você precisa colocar a sua palavra-chave principal na barra de busca. Se a sua campanha estiver rodando a seguinte mensagem aparecerá: “Seu anúncio está sendo exibido”

Fiat: um exemplo de sucesso das Campanhas de Pesquisa do Google Ads

Segundo o Google, para enfrentar um cenário competitivo, a Fiat, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, recorreu a uma estratégia de pesquisa sofisticada para alcançar leads norte-americanos.

A marca utilizou os anúncios de Search do Google Ads de modo criativo e obteve um aumento de 127% no reconhecimento da marca, voltando a conquistar compradores estadunidenses. A estratégia consistiu em uma abordagem dupla ba cobertura de palavras-chave.

Primeiramente, fez lances com palavras-chave específicas, como “Fiat” e “Fiat 500” para gerar conexão com as pessoas que já conheciam a marca. Depois, fez lances em palavras-chave mais amplas como “carro pequeno”, “Carro compacto” e “carro urbana”, chamando a atenção de novos clientes.

Ao investir no marketing digital a Fiat mantém o seu desempenho e garante ótimos resultados!

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