Atração de talentos: Como conquistar os melhores profissionais

Uma empresa só alcança o sucesso através do trabalho em equipe e, nesse contexto, os colaboradores se tornam parte essencial do processo organizacional. Por isso, a atração de talentos é uma tarefa muito importante para garantir a prosperidade do negócio.

A equipe de Recursos Humanos deve estar preparada para criar boas estratégias de captação e recrutamento desses talentos, pois, conquistar os melhores profissionais não se trata somente de contratá-los, mas da importância de se construir uma equipe especializada e competente para alavancar os resultados da empresa.

Nesse sentido, a atração de talentos depende de fatores como as estratégias de divulgação da vaga, o employer branding, o fit cultural entre empresa e candidato, entre outros parâmetros.

É fato que a contratação de ótimos profissionais traz diversas vantagens, ao passo que a admissão errada de um colaborador prejudica a produtividade da empresa e traz custos extras. Para não cometer esse erro, é necessário trabalhar continuamente em estratégias efetivas para atrair os melhores profissionais.

Pensando nisso, este artigo esclarece o que é um talento, quais são os benefícios de atraí-los para a sua empresa e quais estratégias você pode adotar para desenvolver uma boa atração de talentos.

Quer saber tudo isso? É só continuar a leitura!

 

O que é atração de talentos?

Em um primeiro momento, é relevante compreender o que o sistema empresarial entende como “talento”.

De modo geral, são aqueles colaboradores que possuem uma alta performance em sua função durante o dia a dia de trabalho. Eles apresentam ótimas habilidades, aptidões e competências na área do mercado em que atuam, além de estarem alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Considerando isso, a “atração de talentos” consiste em criar estratégias de captação e recrutamento desses profissionais capacitados para a vaga. Essa função é de responsabilidade da equipe de Recursos Humanos e é uma etapa muito importante para a manutenção do sucesso do negócio.

Um dos propósitos de se atrair talentos é melhorar o employer branding da empresa, já que, assim, outros profissionais de destaque irão querer fazer parte do time. Nesse sentido, não basta apenas contratar bons colaboradores, mas sim investir em um plano de carreira que possibilite a retenção desses talentos.

A “retenção de talentos” é, basicamente, a manutenção desses profissionais qualificados na equipe da empresa. São desenvolvidas estratégias de permanência, demonstrando que você pode crescer e se desenvolver profissionalmente no ambiente no qual trabalha.

 

Quais são os benefícios da atração de talentos?

Sabemos que um dos grandes erros de diversas empresas é não investir na contratação de bons profissionais alinhados com a cultura da empresa. Dessa forma, se o contratado não tiver o perfil adequado para a vaga o negócio pode aumentar seus custos, gerar desmotivação e a queda da produtividade do colaborador. Por isso, é tão importante atrair e contratar talentos.

Existem diversos benefícios que a atração de talentos pode trazer para a empresa, indo além da otimização do processo de seleção. Destacamos alguns dessas vantagens, confira a seguir:

  •         Melhorias no clima organizacional: Se o seu time está alinhado com a missão, os valores e a cultura da empresa, os colaboradores também estarão satisfeitos com o dia a dia de trabalho, impactando diretamente na melhoria do clima organizacional.
  •         Melhorias na produtividade da empresa: Ao fazer uma contratação correta, a produtividade do time em geral tende a aumentar, uma vez que o setor de RH não terá o trabalho redobrado de encontrar outros candidatos e a equipe que estava desfalcada não ficará sobrecarregada. Além disso, quando o quadro de funcionários está adequado, os profissionais ficam satisfeitos e motivados.
  •         Baixo índice de turnover: Diversas empresas sofrem com a constante rotatividade de colaboradores. Isso pode ser solucionado com a contratação de profissionais adequados, pois, eles tendem a ter uma permanência maior na empresa.

Além desses benefícios, a atração de talentos gera processos otimizados, economia de custos e tempo, maior engajamento da equipe, fortalecimento da cultura e um posicionamento de marca eficaz.

Nesse sentido, fica evidente que o sucesso da empresa no mercado em que atua está diretamente ligada com a atuação de ótimos profissionais e a estabilidade da equipe. Um colaborador contente com o seu trabalho, demonstra motivação, engajamento e está disposto a dar o seu melhor para crescer junto da empresa.

 

Afinal, como posso atrair talentos para a minha empresa?

Primeiramente, você deve entender que a atração de talentos, assim como a retenção, são processos que precisam ser feitos constantemente. Para isso, perceba quais são os motivos que levam um profissional a querer fazer parte da sua empresa e quais são as razões de permanência desse colaborador. Aqui, são considerados fatores de retenção, como um propósito delimitado, perspectivas de crescimento, boas relações interpessoais e benefícios extras.

O desenvolvimento de estratégias permanentes auxilia no aumento da reputação da empresa, o que pode captar a atenção de ótimos profissionais. Essas ações implicam em anunciar vagas no momento certo, para o público adequado e com a mensagem correta.

Para que você compreenda melhor como fazer uma boa atração de talentos, separamos algumas dicas essenciais. Leia-as com atenção e coloque-as em prática.

Crie uma persona de profissional ideal

De modo geral, criar uma persona voltada para o profissional é desenvolver um perfil de colaborador ideal para a sua empresa. Assim, fica mais simples de se pensar em estratégias de atração de talentos que possuem as características dessa persona.

Aqui, são considerados os dados comportamentais, demográficos, psicográficos e geográficos do candidato para a vaga.

Divulgue as vagas nos locais certos

Atração de talentos

Atualmente, a divulgação digital é a melhor opção para atrair talentos, já que a maioria da população procura vagas de emprego nos portais de sites e redes corporativas, como o LinkedIn e diversas outras plataformas.

Por isso, as empresas devem ocupar os espaços das mídias digitais, divulgando suas vagas, as ações cotidianas da empresa e a possibilidade de interação com o público. Além disso, podem utilizar plataformas de anúncios de vagas regionais para alcançar os profissionais da sua região.

Tenha um programa de benefícios atraente

Oferecer benefícios que escapam do convencional se torna uma opção atraente para os profissionais que se candidatam a uma vaga de emprego. Lembre-se que os colaboradores querem sentir que a empresa se importa com o seu bem-estar.

Nesse sentido, hoje em dia, um grande diferencial é a valorização do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a partir de horários mais flexíveis, oportunidades de crescimento no plano de carreira e o acesso a treinamentos e profissionalização. Mas, além disso, é preciso utilizar a criatividade para planejar ações que tragam um diferencial para a empresa.

Invista em marketing de recrutamento

Atração de talentos

O marketing de recrutamento visa tornar a empresa atrativa para os colaboradores e candidatos às vagas. Dessa forma, desenvolvem ações que criem a imagem de um bom local de trabalho, atraindo o perfil de colaborador ideal – ou seja, um talento – para a empresa.

Essa estratégia inclui trabalhar ativamente para partilhar o propósito, os valores e a cultura da empresa, assim como assegurar a transparência e veracidade sobre o que está sendo divulgado. Ainda, podem ser criados espaços que possibilitem a interação entre a empresa e os talentos.

Deixe claro os seus propósitos, valores e missões

Os propósitos, valores e as missões de um negócio devem ser vistos como um guia para as ações organizacionais. Por isso, conhecê-las e compartilhá-las nos anúncios dos cargos disponíveis é muito importante para gerar identificação nos talentos.

Ao saberem que se encaixam na cultura da empresa, os profissionais terão a certeza de que estarão aptos para serem aprovados nas vagas e poderão somar com as atividades diárias do trabalho.

Invista em employer branding

Atração de talentos

Adotar uma estratégia de Employer Branding significa realizar ações que aumentem a satisfação da equipe, fortaleça a cultura organizacional e gere uma visão positiva sobre o dia a dia de trabalho. Assim, é investido em práticas que criem colaboradores mais motivados que definam o perfil de colaborador ideal, aumentando as chances de atrair novos talentos.

Essa estratégia deve se estender para além da divulgação da sua empresa como um bom lugar para trabalhar. Nesse sentido, a equipe de RH e de marketing precisam se unir para aplicar práticas efetivas de fortalecimento da cultura organizacional da empresa.

Crie um banco de talentos

Possuir um banco de talentos pode facilitar a seleção e o recrutamento dos profissionais qualificados para vagas futuras e possibilita um constante monitoramento.

Você pode disponibilizar uma página de inscrição em seu site, para que os interessados em fazer parte do time se cadastrem, como um “currículo” digital. Além disso, ao anunciar uma vaga em um site de busca de empregos, você pode captar talentos que não estavam, necessariamente, procurando uma vaga na sua empresa.

A partir desse apanhado de candidatos, você pode criar listas e planilhas para encurtar e otimizar o processo seletivo.

Aposte no desenvolvimento profissional da equipe

Como vimos, uma ótima forma de atrair talentos é demonstrar que a sua empresa é um ótimo local para se trabalhar. E, não há ninguém melhor para comprovar esse benefício do que seus atuais colaboradores. Por isso, é essencial apostar em estratégias de desenvolvimento profissional da equipe. Se os funcionários se sentem felizes trabalhando na sua empresa, com certeza, eles a promoverão.

Um modo de desenvolvimento profissional é o investimento em treinamentos, cursos de capacitação e em eventos ou workshops sobre o nicho da empresa. Essas ações costumam aumentar o sentimento de pertencimento e deixam os talentos ainda mais capacitados para exercer suas atividades diárias.

E, não se esqueça de agregar essas especializações no plano de carreira dos funcionários, possibilitando que o conhecimento adquirido por eles seja recompensado através do crescimento na empresa.

Promova a cultura organizacional

Atração de talentos

Para reter os talentos é necessário ser promovido o fit cultural entre a empresa e os colaboradores, ou seja, precisa ter um alinhamento do profissional com a cultura organizacional da empresa. Isso, possibilita desenvolver uma equipe engajada, produtiva e promotora da marca.

 

A atração de talentos pode fazer parte das estratégias da sua empresa!

Após compreender o que é atração de talentos, quais suas vantagens e como aplicá-la, fica mais simples torná-la parte de suas estratégias. No entanto, é importante lembrar que atrair talentos é mais do que divulgar uma vaga, pois exige o desenvolvimento de ações reais que disseminem a cultura organizacional da sua empresa.

Nesse sentido, é viável o investimento em uma equipe de marketing especializada em promover as atividades cotidianas e de endomarketing da empresa.

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