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    Energia Solar

Neste artigo você confere o estudo de caso da NeoWatt, uma empresa de energia solar que confiou nas estratégias de marketing desenvolvidas pela Unid e vem alcançando resultados promissores nos últimos meses. 

Leia mais e conheça esse case de sucesso!

O mercado de energia solar no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos, compreendendo 83,79% de toda a matriz elétrica nacional, o que torna a competitividade ainda mais constante e desafiadora.

Em meio a esse contexto de expansão e concorrência, investir em boas estratégias de marketing passa a ser essencial para se posicionar no mercado e destacar sua marca.

Para atrair leads qualificados a adquirir um sistema fotovoltaico e transformá-los em consumidores-promotores, é necessário criar laços com agências de marketing especializadas no segmento, já que, elas terão o know-how para alcançar os consumidores adequados e na hora certa.

É nesse sentido, que a Unid vem se tornando referência no desenvolvimento de estratégias de marketing sólidas e eficazes para esse segmento. Os mais de 10 anos de experiência, nos tornaram autoridade em marketing para energia solar.

Um de nossos parceiros de energia fotovoltaica que virou a chave em 2023, foi a NeoWatt Energia Solar. Após um período de instabilidade, essa empresa confiou em nossa equipe de marketing e em nossas estratégias, passando a capturar leads qualificados e realizar grandes fechamentos em menos de um mês.

Quer conhecer melhor esse estudo de caso? Continue a leitura!

 

Conheça a NeoWatt

A NeoWatt é uma empresa especializada em sistemas de energia solar fotovoltaica. Com sede em Cuiabá/MT e franquias em Rondonópolis/MT, atua na instalação de placas solares em toda a região de Mato Grosso.

A empresa possui a missão de possibilitar energia solar a todos que queiram economizar na conta de luz, ao mesmo tempo que auxiliam com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Considerando sua missão, a NeoWatt buscou a Unid para expandir os números de atuação. Desse modo, atualmente, conta com mais de 400 projetos e mais de 3.403,03 kWp instalados, gerando mais de 411.767 kWh/mês.

 

O desafio de gerar leads qualificados com um custo menor

Nossa parceria com a NeoWatt iniciou-se em 2022, com o objetivo de desenvolver estratégias para gerar mais leads qualificados e fechamentos para a empresa. Esse é um grande desafio para todo o negócio que deseja obter sucesso em meio à competição de mercado. 

Mesmo com a mudança na Lei 14.300, nossas metodologias estavam trazendo resultados promissores para a empresa.

No entanto, devido à volatilidade do mercado, é comum que uma estratégia deva ser reestruturada para o contexto na qual ela está inserida. Assim, alguns procedimentos aplicados nas campanhas não estavam trazendo os benefícios esperados pelo cliente.

De certo modo, as mudanças no contexto do mercado de energia solar e a necessidade de investimento em novas estratégias de marketing, refletem na redução da efetividade das campanhas e no abalo da confiança da NeoWatt.

Com nosso know- how no segmento, logo compreendemos que para contornar a baixa efetividade dos anúncios, deveríamos atuar sinergicamente com nossas equipes de relacionamento e de marketing, para, então, apresentarmos um novo plano de ação

Nesse novo planejamento o objetivo da Unid estava claro: restabelecer a confiança total da empresa de energia solar e gerar leads qualificados com um custo menor, gerando ótimas oportunidades de fechamento.

 

Como a estratégia foi aplicada?

Para conquistar os melhores resultados, nos pautamos na metodologia Growth Hacking, que consiste em criar um marketing orientado a experimentos, isto é, desenvolver estratégias que serão aplicadas a partir de práticas empíricas e experimentais.

Nesse contexto, a nossa equipe apresentou uma proposta de reversão, seguindo os dados e metodologias aplicadas a outros dois clientes do mesmo segmento, trazendo-os como cases que poderiam ser utilizados como referência para elaborar o novo roteiro de execução.

No levantamento de estratégias, foram destacadas a necessidade de trazer soluções para a NeoWatt e reduzir os riscos com um plano estratégico no qual os custos das campanhas fossem menores, mas com a mesma probabilidade de resultados notáveis. 

Além disso, foi muito importante conscientizar o cliente a respeito da autonomia da Unid de organizar os anúncios por meio de estratégias de marketing eficientes, gerando uma comunicação efetiva entre a empresa e a nossa agência.

Estudo de caso

De tal modo, foram empregados os métodos que estavam funcionando para os demais clientes e, ainda, novos check-ins diários para o acompanhamento das métricas das campanhas. De forma a possibilitarem o desenvolvimento de materiais-testes, que trouxessem resultados em um curto período.

Assim, a NeoWatt reduziu o valor de investimento dos anúncios, para serem aplicados em novos criativos e campanhas, que possuíam uma maior probabilidade de gerar melhores benefícios.

 

Os desafios superados pela Unid

Um dos grandes desafios que enfrentamos durante o processo de implementação dessa estratégia foi a necessidade de aumentar a confiança do cliente, trazendo resultados notáveis em um curto período. 

Compreendendo que uma estratégia de marketing pode trazer frutos a médio e longo prazo, nos mantemos transparentes em relação ao tempo necessário para as campanhas de marketing começarem a gerar resultados. No entanto, logo no primeiro mês de aplicação do novo plano de ação, os anúncios passaram a trazer ótimas métricas. 

De tal modo, foram diminuídas as dores que permeavam a visão da NeoWatt, demonstrando a maestria e o know-how da Unid em relação à elaboração de estratégias de marketing para energia solar.

 

O reestabelecimento de um negócio de sucesso

Os resultados dessa estratégia voltada para a experimentação? Um aumento de 5x nos fechamentos durante o período de três meses após a aplicação do novo projeto de execução das campanhas.

Em julho o CPL da empresa no Facebook Ads tinha um valor de R$66,16 e no Google Ads custava R$87,41. Após dois meses de aplicação do novo plano de ação e da realização de testes com novas campanhas, o CPL do Facebook Ads passa a ser R$15,23 e no Google Ads, R$20,74. Uma diminuição de 77% no custo por lead.

Estudo de caso

Devido ao desenvolvimento dos testes para entender o que seria melhor para a empresa, podemos perceber a diminuição da quantidade de campanhas ativas, o que trouxe melhores performances e ótimos resultados para a NeoWatt.

Esses dados só continuam a aumentar! Ao compararmos os resultados de outubro com o período de queda dos resultados, – até o momento da escrita deste case – a empresa de energia solar teve 6x mais fechamentos que o mês de julho.

Ao perceber esse contexto de melhorias, a NeoWatt – que antes estava perdendo a crença no impulsionamento digital – incluiu mais uma de suas filiais no marketing digital da Unid. Demonstrando a reversão do contexto turbulento de alguns meses atrás e a retomada da confiança do cliente no desenvolvimento de campanhas de marketing.

 

O acompanhamento deve ser constante!

Acreditamos que o marketing tem o poder de transformar negócios e revolucionar empresas, assim como aconteceu com a NeoWatt.

Mas, para isso, entendemos que o acompanhamento das estratégias e suas eficácias devem ser constantes, já que o mercado e o marketing digital estão sempre se adaptando às novas tecnologias e ao comportamento dos consumidores.

Considerando esse contexto, podemos dizer que esses foram os primeiros passos do nosso novo relacionamento com a empresa de energia solar e suas campanhas.

A Unid está sempre atenta às métricas geradas pelos anúncios, para que eles sejam estruturados para atingirem os melhores resultados, seja na captação de leads qualificados até o aumento de fechamentos.

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