Para um marketing efetivo, é fundamental que tenhamos em mente alguns conceitos. Um deles é o de indicadores do marketing. Neste artigo apresentaremos o conceito de indicadores, a importância deles e alguns exemplos!
Continue lendo esse texto, você vai levar menos de seis minutos!
O que exatamente são indicadores do marketing?
De maneira prática, os indicadores são ferramentas utilizadas por empresas para avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing.
São, ainda, maneiras de mensurar o alcance destas campanhas, influenciando diretamente na estratégia e na tomada de decisões em relação ao marketing do seu negócio. Resumidamente, os indicadores apontam onde direcionar seus esforços.
Qual a importância deles para o meu negócio?
Os indicadores são as ferramentas que apontarão o rumo de suas campanhas de marketing. Assim, eles expõem informações, números e métricas importantes para que você atinja sucesso em suas vendas.
Em outras palavras, eles potencializam seus resultados e comprovam se a estratégia pensada é eficiente.
Por meio deles, é possível observar o que funciona, o que não funciona e quais problemas precisam ser solucionados nos processos do marketing do seu negócio.
Portanto, quando você define e entende seus indicadores consegue analisar seu planejamento e investir o orçamento onde é realmente necessário.
Qual indicador devo utilizar na minha empresa?
O indicador a ser utilizado é muito particular e varia não só de negócio para negócio, como também de campanha para campanha. Ao planejar o que rodar no seu marketing, é de extrema importância delimitar os indicadores da campanha específica.
De tal modo, quando você define seus indicadores, você determina os Keys Perfomance Indicators (KPI). Os KPIs avaliam os resultados matematicamente, conforme a estratégia e os objetivos delimitados. Eles demonstram se o sucesso pensado para a campanha está sendo alcançado.
Ao iniciar uma ação de marketing, é fundamental determinar um KPI líder para que, a partir dele, outros sejam determinados.
Abaixo daremos exemplos dos principais indicadores e explicaremos o que são eles exatamente.
Principais indicadores do marketing
CTR – Taxa de cliques
A taxa de cliques, do inglês Click Through Rate, indica, como sugere o nome, a taxa de cliques em determinado anúncio.
É uma métrica importante por demonstrar o desempenho dos anúncios e a qualidade deles. Com a relevância do conteúdo e o link de destino, a taxa de cliques compõe o índice de qualidade do Google Adwords.
Para calcular a taxa de cliques, é necessário dividir o número de cliques pelo número de visualizações.
CPC – Custo por Clique
O Custo por Clique permite observar quanto custa os cliques realizados em seus anúncios pagos. Logo, paga-se pelo número de pessoas que entram em determinado site pelo clique no anúncio que redireciona estas pessoas para o site.
É importante observar esta métrica, pois ela permite visualizar o resultado exato do seu anúncio e quantos usuários realmente clicaram nele.
Para calculá-lo, é preciso dividir o total investido pelo número de cliques que o anúncio recebeu.
CPL – Custo por Lead
Este indicador demonstra o Custo por Lead (ou seja, custo por possível cliente). Para isso, divide-se o valor investido na campanha de marketing pelo número de leads gerados por meio desta campanha.
O CPL nos permite analisar se a estratégia traçada para a campanha de marketing está sendo assertiva ou se ela precisa ser remodelada pensando no orçamento a ser gasto. Isso porque ela nos mostra de fato quem está se tornando um possível cliente e quem está apenas clicando nos anúncios.
CAC – Custo de Aquisição de Clientes
O Custo de Aquisição de Clientes é outro indicador muito importante. Ele demonstra quanto custa para conquistar cada cliente. Para calculá-lo você só precisa dividir o valor total do investimento feito em uma campanha de marketing pelo número de clientes conquistados.
A diferença entre o CPL e o CAC está justamente no fato de que o CAC demonstra quanto custou cada cliente, enquanto o CPL demonstra quanto custou cada possível cliente.
O CAC nos permite conhecer o desempenho real do negócio e justificar os investimentos em marketing e em vendas.
CPA – Custo por Ação
O Custo por Ação ou Custo por Aquisição é o indicador que demonstra quanto custa uma determinada ação.
Esta ação pode ser um clique, um cadastro de e-mail ou até uma compra. Este formato é um dos mais caros, pois se baseia em uma ação específica que foi cumprida.
É importante entender a diferença entre CPC, CPA e CAC. O custo por clique é uma métrica baseada em cliques, independente de onde eles sejam realizados. O custo por cliente baseia-se no número de clientes conquistado. E o custo por ação, por sua vez, baseia-se em uma ação, que pode ser uma venda ou um clique, como também um cadastro de e-mail.
ROI – Retorno sobre o Investimento
Do inglês Return on Investiment (Retorno sobre o Investimento) o ROI é o que você recebe de volta do investimento realizado. Justamente por indicar se houve lucro ou prejuízo, é um dos indicadores mais importantes e utilizados.
O valor do ROI indica quanto a empresa lucrou sobre o investimento feito. Para determiná-lo, você precisa selecionar um período de tempo. Então, subtrai-se o valor investido da receita gerada. O resultado dessa conta deve ser dividido pela receita gerada, originando o retorno sobre o investimento (ou, em outras palavras, o ROI).
Muitos indicadores para analisar? Ainda tem dificuldades em compreendê-los? Nós te ajudamos! É só entrar em contato com a gente aqui e tornaremos seu marketing mais descomplicado e assertivo!
Quer impulsionar os resultados do seu marketing? Fale conosco.