Para a realização de um marketing efetivo, é fundamental ter em mente alguns conceitos. E um deles é o de indicadores de marketing.
Neste artigo, vamos apresentar o conceito de indicadores, a importância deles e também alguns exemplos.
Continue lendo este texto, você vai levar somente alguns minutos!
O que são indicadores de marketing?
De maneira prática, os indicadores são ferramentas utilizadas por empresas para avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing.
Dessa forma, são maneiras de mensurar o alcance das campanhas, influenciando diretamente na estratégia e na tomada de decisões em relação ao marketing do seu negócio.
De maneira resumida, os indicadores apontam para onde direcionar seus esforços.
Qual a importância dos indicadores de marketing para o seu negócio?
Os indicadores são as ferramentas que apontam o rumo de suas campanhas de marketing. Assim, eles expõem informações, números e métricas importantes para que você atinja sucesso em suas vendas.
Em outras palavras, eles potencializam seus resultados e comprovam se a estratégia pensada é eficiente.
Nos processos de marketing do seu negócio, é possível observar o que funciona, o que não funciona e quais problemas precisam ser solucionados.
Portanto, quando você define e entende seus indicadores de marketing, consegue analisar seu planejamento e investir o orçamento onde é realmente necessário.
Qual indicador você deve utilizar em sua empresa?
Na Unid, utilizamos um indicador muito particular que varia não só de negócio para negócio, como também de campanha para campanha.
Ao planejar o que rodar no seu marketing, é de extrema importância delimitar os indicadores da campanha específica.
De tal modo, quando você define seus indicadores, você determina os Keys Perfomance Indicators (KPI).
Os KPIs avaliam os resultados matematicamente, conforme a estratégia e os objetivos delimitados. Eles demonstram se o sucesso pensado para a campanha está sendo alcançado.
Determine um KPI líder para que, a partir dele, outros sejam determinados em sua ação de marketing.
Abaixo, daremos exemplos dos principais indicadores de marketing e explicaremos o que eles significam.
Principais indicadores de marketing
CTR – Taxa de cliques
A taxa de cliques, do inglês Click Through Rate, indica, como sugere o nome, a taxa de cliques em determinado anúncio. Esse é um dos indicadores de marketing que demonstra o desempenho dos anúncios e a qualidade deles.
Considerando a relevância do conteúdo e o link de destino, a taxa de cliques compõe o índice de qualidade do Google Adwords.
Para calcular a taxa de cliques, é necessário dividir o número de cliques pelo número de visualizações.
CPC – Custo por Clique
Outro dos indicadores de marketing, o custo por clique permite observar quanto custa os cliques realizados em seus anúncios pagos. Logo, paga-se pelo número de pessoas que entram em determinado site pelo clique no anúncio que redireciona estas pessoas para o site.
É importante observar esta métrica, pois ela permite visualizar o resultado exato do seu anúncio e quantos usuários realmente clicaram nele.
Divida o total investido pelo número de cliques que o anúncio recebeu para fazer o cálculo.
CPL – Custo por Lead
Este indicador demonstra o custo por lead (ou seja, custo por possível cliente).
Para isso, é feita a divisão do valor investido na campanha de marketing pelo número de leads gerados por meio desta campanha.
O CPL nos permite analisar se a estratégia traçada para a campanha de marketing está sendo assertiva ou se ela precisa ser remodelada pensando no orçamento a ser gasto.
Com isso, ela nos mostra de fato quem está se tornando um possível cliente e quem está apenas clicando nos anúncios.
CAC – Custo de Aquisição de Clientes
O custo de aquisição de clientes é mais um dos indicadores de marketing importantes. Basicamente, ele demonstra quanto custa para conquistar cada cliente.
Para calculá-lo, você precisa dividir o valor total do investimento feito em uma campanha de marketing pelo número de clientes conquistados.
A diferença entre o CPL e o CAC está justamente no fato de que o CAC demonstra quanto custou cada cliente, enquanto o CPL demonstra quanto custou cada possível cliente.
Dessa forma, o CAC nos permite conhecer o desempenho real do negócio e justificar os investimentos em marketing e em vendas.
CPA – Custo por Ação
O custo por ação ou custo por aquisição é o indicador de marketing que demonstra quanto custa uma determinada ação.
Esta ação pode ser um clique, um cadastro de e-mail ou até uma compra. Este formato é um dos mais caros, pois alguém cumpriu uma ação específica aqui.
É importante entender a diferença entre CPC, CPA e CAC. Independente de onde eles sejam realizados, o custo por clique é uma métrica baseada somente em cliques.
O custo por cliente baseia-se no número de clientes conquistado. E o custo por ação, por sua vez, baseia-se em uma ação, que pode ser uma venda ou um clique, como também um cadastro de e-mail.
ROI – Retorno sobre o Investimento
Do inglês Return on Investiment (Retorno sobre o Investimento) o ROI é o que você recebe de volta do investimento realizado. Justamente por mostrar se houve lucro ou prejuízo na campanha, é um dos indicadores de marketing mais importantes utilizados.
O valor do ROI indica quanto a empresa lucrou sobre o investimento feito.
Para determiná-lo, você precisa selecionar um período de tempo. Então, subtrai-se o valor investido da receita gerada. Divida o resultado da conta pela receita gerada, assim, você saberá qual foi o retorno sobre o investimento (ou, em outras palavras, o ROI).
Muitos indicadores de marketing para analisar? Ainda tem dificuldade em compreendê-los? Nós te ajudamos! É só entrar em contato com a gente aqui e tornaremos seu marketing mais descomplicado e assertivo!
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