Ter uma estratégia de marketing para seu negócio é o pontapé para o crescimento da sua empresa. Apenas 70% das empresas apostam em estratégias dentro da internet.
Se você busca a expansão dos seus negócios, é preciso mudar sua visão de que só estratégias de publicidade venderão mais, hoje é necessário uma construção de marca, para orientar o relacionamento com o público e é nesse ponto que o marketing pode fazer sua empresa crescer.
Com este artigo, quero proporcionar insights, a fim de que o marketing conduza a sua empresa para o crescimento e expansão.
O que é marketing?
O marketing é uma série de atividades utilizadas para Essa definição é muito simples perante a complexidade das ações para gerar um bom marketing.
Com a democratização e o fácil acesso a internet, o marketing passou a operar nesse espaço virtual, a web passou a fazer parte do planejamento e criação de estratégias.
Boas práticas de marketing podem trazer muitos benefícios, vamos elencar alguns:
Geração de Leads
A geração de leads pode ocorrer por vários caminhos diferentes, por isso é importante conhecer e entender seu público.
Umas das estratégias usadas é a geração de conteúdo relevante, por meio das redes sociais, blogs ou newsletters. Contudo se destacar não é tão fácil quanto parece, é preciso fazer uso de algumas ferramentas e entender algumas diretrizes de boas práticas, como o SEO, que são conjuntos de técnicas que permite posicionar seu site/blog de forma mais atrativa nos mecanismos de busca, como o Google.
Outra maneira de gerar leads por meio do marketing, são os anúncios pagos. Uma vantagem desse tipo de prática são os relatórios gerados, que permite conhecer melhor o comportamento do seu público. Os anúncios pagos podem ser conduzidos para diferentes finalidades no momento da programação, como geração de leads.
O objetivo do marketing é dar evidência a um produto ou serviço e chegar a pessoas novas, a possíveis clientes.
Aumento do Ticket Médio
Além da geração de Leads, é possível aumentar o ticket médio com técnicas de Up Selling, que consiste em oferecer ao cliente possibilidades melhores de compra, com mais vantagens, por uma pequena diferença no valor. Essa estratégia além de, talvez, atender melhor o cliente também aumenta o desempenho das vendas. O objetivo é fazer o cliente levar o produto/serviço mais completo.
Uma técnica irmão do Up Selling, é o Cross Selling. Entre os dois há algumas diferenças. O Cross Selling é quando se oferece um produto ou serviço complementar ao cliente, como quando se vai comprar um tênis e o vendedor em seguida já oferece a meia. O objetivo do Cross Selling é adicionar outros itens a compra, a fim de atender melhor.
Se o marketing é feito por anúncios, ou sua empresa é um e-commerce, é possível fazer ofertas personalizadas, assim o cliente se sente mais propenso a fazer a aquisição. Um exemplo é quando se disponibiliza cupons de descontos nas próximas compras, assim a pessoa se sente incentivada a comprar mais uma vez para garantir o desconto.
Conscientização da Marca
Umas das vantagens do marketing é a possibilidade da criação de um perfil sólido e confiante da sua empresa. Comunicando os valores da sua marca e tornando seu público mais consciente e se identificando com esse valores.
Essa identificação é possível por meio da publicidade, marketing de conteúdo, patrocínio de evento e parcerias com outras marcas que compartilham do mesmo princípio.
Quando falamos em publicidade normalmente pensamos em produtos, mas pode ser valores também, como a Coca-Cola, ela não faz anúncios para vender o refrigerante, ela vende valores como família, segurança, cuidado com as pessoas. Esse tipo de publicidade gera valor na marca e a torna mais confiável.
Acima trouxemos um benefício do marketing de conteúdo, que é a geração de lead, mas para além disso temos a preocupação em informar o público, trazer assuntos que sejam de interesse dele e que esteja no nicho do seu negócio. Com o tempo seu público toma seu conteúdo como referência.
As parcerias e patrocínios podem ser aliadas na hora da conscientização da marca, uma vez que se valem da autoridade e simpatias de uma personalidade ou de uma outra empresa, e com os meios digitais essas parcerias são ainda mais fáceis de serem fechadas e podem surtir um bom resultado. Mas é bom pesquisar bem com quem essas parcerias serão fechadas, pois se surgir escândalos pode ser que a sua imagem seja associada.
Retenção de clientes
A retenção consiste em dificultar que os clientes deixem de consumir ou de contratar os seus serviços. Manter o público consumindo seus produtos é evoluir seu relacionamento até ao ponto da fidelização, mas para isso é preciso se atentar a algumas estratégias.
Criar um programa de fidelização é uma boa estratégia, porque além de se aproximar mais dos clientes, estará coletando mais informações sobre eles. Dessa forma o marketing contribui com estratégias em outros setores, como atendimento e vendas, por meio de dados mais precisos sobre o perfil do público-alvo.
Além disso, a retenção tende a trabalhar com uma comunicação personalizada, que fortalece o relacionamento com o cliente, por meio de conteúdo exclusivo e campanhas especiais, tornando a marca familiar e gerando uma conexão emocional mais profunda. A comunicação personalizada também transmite valores, os quais geram identificação com a marca, aumentando a fidelização e advogados naturais da marca.
A retenção se preocupa com o suporte ao cliente e acompanhar o pós-venda, são nesses dois pontos que se consegue acompanhar a jornada do consumidor, saber sua satisfação, pedir sugestões e o mais importante dar mais motivos para repetir a compra, uma boa prática é oferecer descontos ocasionais para incentivar futuras compras.
Expansão para novos mercados e segmentos
Expandir sua empresa é fazê-la crescer, aumentar sua carteira de clientes, ter maior diversidade no mix de produtos, ganhar novos mercados, expandir região de atuação e atender outros segmentos.
Para atingir a expansão é preciso fazer uma pesquisa de mercado, avaliar a possibilidade de expansão, é fundamental que faça uma análise precisa do mercado ou segmento que pretende ingressar para evitar eventuais riscos. É necessário avaliar se essa expansão será vista de forma positiva pelo seu nicho, se ainda fará sentido com seus valores.
E para saber se houve boa aceitação é preciso acompanhar o pós-venda, bem como o que é dito nas mídias sociais, a partir desses dados é que saberá se expansão teve uma boa implementação e aceitação. Às vezes, expansões podem gerar euforia no público, gerando um alto fluxo de compras, por isso é bom estar preparado e acompanhar a pós-venda para identificar possíveis falhas ou desgastes.
E o que fazer em caso de falhas? O principal é ter um suporte ao cliente preparado e treinado para conseguir resolver de maneira satisfatória. O atendimento é uma maneira poderosa de conquistar novos clientes e manter os antigos ainda comprando. O suporte ao cliente pode impactar diretamente a experiência e os níveis de satisfação, se tudo estiver alinhado, sua marca pode deixar uma impressão positiva.
Marketing digital e on-line
Se você tem uma empresa e não possui um site ou uma conta em uma rede social, você precisa rever suas estratégias. Estar presente na web é essencial se quer alcançar melhores resultados e até mesmo para atingir os pontos anteriores citados neste artigo.
O marketing digital possibilita o crescimento do seu negócio, por meio das redes sociais, e-mail, anúncios on-line, SEO e produção de conteúdo, todos esses canais podem ser ponderados e mensurados, dessa forma consegue estabelecer qual o melhor canal para o seu negócio.
Quase todas as estratégias de marketing hoje passam pelo digital, muitas vezes são pensados para o on-line, pois é mais fácil coletar dados e analisá-los. Se pensarmos em estratégia de posicionamento, o marketing digital consegue atingir mais pessoas, além de integrar diversos canais de veiculação, formando uma campanha mais uniforme e fortalecendo a imagem da marca.
Mensuração e análise de resultados
Com o marketing digital ficou mais fácil mensurar os resultados das campanhas, já que é fornecido um relatório do desempenho dos anúncios, e entender o desempenho das estratégias escolhidas e saber se está alinhado com os objetivos traçados.
A empresa precisa detectar os resultados para gerar relatórios que sejam capazes de mostrar o retorno dos investimentos feitos, se a mensuração não for feita de maneira satisfatória fica difícil saber quais os canais com melhor conversão.
Para uma mensuração eficiente é preciso definir os KPIs (indicadores chaves), eles podem ser fixados como métricas relacionadas à estratégia da empresa e trazer detalhes do progresso ou mostrar onde precisa de atenção. Não há como ter resultados se não se sabe onde deseja chegar.
Considerações finais
Como pôde ver o marketing é a alma do negócio, você pode ter um ótimo produto ou serviço, mas sem um bom planejamento de marketing e uma execução precisa, seu produto vai ficar no estoque.
Dentro do marketing existem diversas táticas que podem ser usadas e para atingir resultados notáveis não se pode ter medo de colocá-las em ação. O marketing explora diversas possibilidades para alavancar seu crescimento, fornecendo benefícios às diversas áreas.